O Wealth Management é um serviço profissional abrangente que combina serviços financeiros para atender às necessidades dos clientes. O foco principal do wealth management é aconselhar os clientes sobre a melhor forma de gerir seus ativos, incluindo investimentos, planejamento imobiliário, planejamento fiscal e até mesmo planejamento de aposentadoria.
O processo de wealth management começa, normalmente, com a elaboração de um plano estratégico que leva em consideração os objetivos financeiros e pessoais do cliente, sua tolerância ao risco e seu horizonte de tempo. Este plano é frequentemente ajustado ao longo do tempo para refletir mudanças na vida do cliente, como casamento, nascimento de filhos, mudança de carreira ou aposentadoria. Gestores de patrimônio usam sua expertise para alocar ativos, gerenciar investimentos e oferecer consultoria sobre questões como estratégias de redução de impostos e planejamento sucessório.
Quais são os tipos de Wealth Management
O Wealth Management está dividido em duas categorias:
- Private Wealth Management
Aqui, é realizada a gestão de apenas um indivíduo, que detém um patrimônio grande e deseja administrá-lo bem e maximizar seus rendimentos. Dentro desta especificação, o trabalho é mais personalizado. Por isso, é comum que empresas prestem esse serviço apenas para somas altíssimas. Outro ponto interessante para se destacar é como a atuação da empresa muda em comparação com a versão família do serviço, como vou explicar a seguir.
Se o cliente em questão é uma pessoa só, então, estamos falando de uma administração temporária, digamos assim, já que a nossa vida é finita. Sob essa perspectiva, o objetivo da consultoria deve ser a provisão de lucros e boa gestão enquanto este cliente viver.
- Family Wealth Management
O patrimônio de uma família não necessariamente limita-se ao dinheiro em si, mas também à sua perpetuação e aos propósitos intelectuais e culturais de seus membros. Assim, mais do que conhecimento técnico, é preciso também trabalhar enormemente o caráter humano desta tarefa, já que, afinal, também estamos falando de sucessão familiar, herança e inventário, por exemplo.
Um aspecto bastante comum em relação às famílias com grandes fortunas é que o seu patrimônio, em inúmeros casos, está ligado a uma empresa familiar.
Qual a diferença entre Wealth Management e Asset Management
Wealth Management e Asset Management são termos frequentemente usados no setor financeiro, mas cada um deles se refere a serviços distintos com abordagens e objetivos diferentes. Entender essas diferenças é crucial para determinar qual serviço é mais adequado para as necessidades financeiras de uma pessoa ou organização.
Escopo dos Serviços:
Wealth Management: Trata-se de uma abordagem holística para gerenciar a saúde financeira total de um indivíduo ou família. Isso inclui não apenas o gerenciamento de investimentos, mas também planejamento tributário, planejamento de aposentadoria, planejamento imobiliário, e às vezes serviços bancários e de planejamento de seguros. O Wealth Management é personalizado para as necessidades, objetivos e situação pessoal do cliente.
Asset Management: É mais focado no gerenciamento de investimentos. Os gestores de ativos administram portfólios de investimentos em nome de seus clientes, que podem ser indivíduos ou instituições, como fundos de pensão, empresas, e fundações. O objetivo principal é o crescimento e a preservação do capital investido, com menos ênfase em outros aspectos financeiros.
Tipo de Cliente:
Wealth Management: Geralmente é voltado para indivíduos de alta renda ou com grande patrimônio, conhecidos como clientes de ‘alta renda líquida’ ou ‘alta renda líquida muito alta’. A personalização e a variedade dos serviços são cruciais devido à complexidade das necessidades financeiras desses clientes.
Asset Management: Pode servir uma gama mais ampla de clientes, incluindo investidores individuais com diferentes níveis de patrimônio, bem como clientes institucionais. Os serviços são menos personalizados em comparação com o wealth management, com foco mais direto na gestão de ativos e portfólios de investimento.
Relacionamento com o Cliente:
Wealth Management: Tende a envolver um relacionamento mais próximo e pessoal com o cliente, dado o escopo abrangente e a natureza personalizada do serviço. O gestor de patrimônio muitas vezes atua como um consultor de confiança para todas as questões financeiras do cliente.
Asset Management: Embora possa haver interações significativas com os clientes, o relacionamento é geralmente mais focado em torno do desempenho dos investimentos e menos sobre os aspectos pessoais e familiares da gestão financeira.
Resumindo, enquanto o Asset Management é focado principalmente na otimização dos investimentos e portfólios de ativos, o Wealth Management oferece uma solução financeira mais abrangente, abordando uma variedade de necessidades pessoais e financeiras de indivíduos e famílias com patrimônios substanciais.
Vantagens do Wealth Management
As vantagens do Wealth Management são diversas, especialmente para indivíduos e famílias com um patrimônio significativo. Aqui estão algumas das principais vantagens:
- Aconselhamento Personalizado: Uma das maiores vantagens do wealth management é a abordagem personalizada. Os gestores de patrimônio trabalham de perto com os clientes para entender suas necessidades, objetivos e tolerância ao risco. Isso permite que eles criem estratégias financeiras e de investimento que se alinham especificamente aos objetivos de longo prazo do cliente, como aposentadoria, educação dos filhos, preservação de patrimônio, entre outros.
- Especialização e Acesso a Oportunidades Exclusivas: Gestores de patrimônio muitas vezes têm acesso a investimentos e oportunidades que podem não estar disponíveis para o investidor médio. Isso inclui fundos exclusivos, investimentos alternativos e estratégias de investimento personalizadas.
- Tranquilidade e Economia de Tempo: Com um profissional ou equipe gerenciando ativamente seu patrimônio, os clientes podem economizar tempo significativo e reduzir o estresse associado ao gerenciamento de suas finanças. Isso permite que eles se concentrem em outras áreas de suas vidas, sabendo que seu patrimônio está sendo cuidado por especialistas.
BullSide Capital – garantimos uma gestão mais eficaz do seu patrimônio
Com 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios e gerenciamento e 12 anos de experiência em capital e gestão de portfólio, a BullSide é um Multi Family Office com presença internacional, focada em gestão de investimentos High-end, com escritórios na América do Norte e América do Sul. A BullSide está posicionada para capturar o potencial de crescimento de longo prazo dos mercados de capitais.
Com a significativa expansão de ativos sob gestão de forma recorrente, nossos principais executivos possuem um sólido histórico comprovado, complementado por uma equipe experiente reconhecida nos mercados financeiro e de ativos. A estrutura internacional instalada oferece uma grande presença global, maximizando oportunidades de investimento e proteção de ativos. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse nosso site!